Resumo dos vários períodos musicais
Antiguidade Clássica (até +/- 400 d.C.)
Na antiguidade clássica a música era considerada como uma dádiva de Deus e os músicos, por isso, eram muito respeitados e tinham um estatuto privilegiado. A Grécia pode ser considerada como o berço da música clássica. A palavra música tem origem na Grécia e significava “a arte das musas”.
Idade média (450 - 1450)
Nesta época começa a haver uma grande separação entre a música religiosa e a música popular. Uma das grandes diferenças entre elas está nos instrumentos que são usados em ambas.
A língua usada nos cantos da igreja era o Latim, enquanto na música popular eram os dialetos próprios de cada região. Os trovadores eram nobres que compunham música e poesia tendo como tema preferido, para as suas composições, o amor. A notação musical serviu no início apenas para auxiliar a memória de quem cantava, mas, ao longo dos tempos, tornou-se cada vez mais precisa.
3 Musicas deste período:
-Ben m'an perdut;
-Motets - Quam pulcra es;
-O vis aeternitatis
Renascimento (1450-1600)
O período renascentista é caracterizado pela mudança de pensamento do homem perante o mundo. Sabe-se desde logo que esta mudança vai também influenciar a arte. O homem do renascimento já não vive apenas dominado pelos valores da igreja, agora encontra valores nele próprio e na natureza. A igreja também se tornou menos rígida e permitiu uma troca maior entre a música sacra e a música profana.
Neste período, as obras musicais que se desenvolvem são essencialmente vocais, ou melhor, a música vocal polifónica é a composição mais comum. É também no renascimento que, apesar de se continuar a utilizar os instrumentos para duplicar, reforçar ou substituir as vozes, se começou a desenvolver uma música composta para ser tocada por instrumentos musicais, destacando-se o alaúde e as violas de gamba.
3 Musicas deste período:
-El Grillo
-lagrime di san pietro
-Ave Verum Corpus
Barroco (1600 - 1750)
Barroco é o período em que a música