ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO M DIO
MUSICAIS INTERNACIONAIS E BRASILEIROS
ANA JULIA, CAROLINE, DANIEL, GUILHERME
ELIAS STOFFELS
VALE REAL
101
INTRODUÇÃO
O presente trabalho explica sobre musicais internacionais e brasileiros, como surgiram e algumas das principais obras e autores.
O trabalho teve a participação de todos os integrantes do grupo, que se empenharam para a realização do mesmo.
O TEATRO MUSICAL: COMO SURGIU Antes de se tornar teatro musical, as apresentações dramáticas com música, que ocorriam eram conhecidas como Óperas, nelas eram cantadas vários tipos de contos. Como os diálogos da ópera eram cantados, ela era sempre acompanhada por instrumentos, mas com o tempo foi simplificando, e surgiu o teatro musical. Uma das primeiras obras que se tem ideia de ser um musical é uma burletta chamada “The Beggar’s Opera” foi composta em 1728 por John Gay na Inglaterra. Mas são as operettas francesas e as vienenses do século XVIII que podem ser consideradas uma das raízes do Teatro musical.
Foi só no século XIX que o teatro musical começou a desenvolver na América. A década de 1950 ficou marcada pela música da Broadway, com canções e danças que sempre serão lembradas. No final do século, aproximadamente em 1980, surgiram, na Inglaterra, grandes obras ainda Burletta: Comédia ligeira, menos caricatural que a farsa. The Beggar’s Opera, em português A Ópera do Mendigo.
O teatro musical chega ao Brasil no fim do século XIX com o “Teatro de Revista”, onde criou uma identidade nacional para o que já se fazia nos palcos. Foi com esse teatro que foram lançados grandes nomes nacionais como, por exemplo, Virginia Lane e Carmem Verônica. Mesmo com influência francesa, o teatro de revista, trouxe para o teatro brasileiro um caráter peculiar, que foi substituído pelo internacional, a Broadway e o West End, em meados dos anos 60.
A primeira adaptação da Broadway no Brasil foi o musical Minha querida Lady (My Fair