Resumo dos PCNs
TERRITÓRIO: não é apenas a config polít de um Estado-nação, mas sim o espaço construído pela formação social (o trabalho social que qualifica o espaço, gerando o território)
PAISAGEM: uma unidade visível, que possui uma identidade visual, caracterizada por fatores e ordem social, cultural e natural, contendo espaços e tempos distintos. A paisagem contém historicidade.
LUGAR: espaços com os quais as pessoas têm vínculos afetivos e subjetivos (uma praça em que se brinca desde menino, a janela onde se vê a rua). O lugar é onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.
PRIMEIRA NATUREZA: elementos biofísicos de uma paisagem
SEGUNDA NATUREZA: natureza transformada pelo trabalho humano
LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, uso de signos ordenados e técnicas de projeção Observação, descrição, experimentação, analogia e síntese devem ser ensinadas para que os alunos possam aprender a explicar, compreender e até mesmo representar os processos de construção do espaço e dos diferentes tipos de paisagem e Território Observar, descrever, experimentar e comparar servem para construir noções, espacializar os fenômenos, levantar problemas e compreender as soluções propostas, enfim, para conhecer e começar a operar com os procedimentos e as explicações que a Geografia como ciência produz. Para que os alunos possam ler e interpretar as informações que recebem e compreendê-las do ponto de vista geográfico é preciso que construam procedimentos de análise com os quais o próprio saber geográfico opera. A observação, a descrição, o registro e a documentação, a representação, a analogia, a explicação e a síntese são procedimentos que devem ser trabalhados ao longo da construção do conhecimento geográfico. Os conteúdos selecionados devem