PCM Resumo P1
- Classificação básica dos metais
◦ Metais: combinação de elementos metálicos; grande número de elétrons sem localização específica; muito bons condutores de eletricidade e calor; opacos; resistentes, mas podem ser deformados.
◦ Cerâmicos: compostos entre elementos metálicos e não metálicos; frequentemente são óxidos, nitretos ou carbetos; tipicamente isolantes térmicos e elétricos; alta resistência à temperaturas elevadas e ambientes agressivos; muito duros, mas muito frágeis. Exemplos: vidro, concreto, tijolo, giz.
◦ Polímeros: muitos são compostos orgânicos baseados em carbono e hidrogênio ou outros elementos não metálicos; apresentam cadeias moleculares muito largas; tipicamente têm baixa densidade e podem ser muito flexíveis. Exemplo: panela de teflon, fio de nylon, isopor.
Capítulo 3
- Estruturas cristalinas mais facilmente encontradas
◦ Cúbica de face centrada – CFC: célula unitária de geometria cúbica com átomos posicionados nos vértices e nos centros das faces; apresentam quatro átomos por célula unitária; o número de coordenação, ou seja, número de vizinhos próximos ao átomo, é igual a 12; o fator de empacotamento, ou seja, a fração ocupada pelas esferas sólidas na célula unitária, é igual a 0,74.
◦ Cúbica de corpo centrado – CCC: célula unitária de geometria cúbica, com átomos localizados nos vértices e um átomo no centro do cubo; átomos do centro e dos vértices se tocam ao longo da diagonal do cubo; apresentam 2 átomos por célula unitária; NC = 8; FEA = 0,68.
◦ Hexagonal compacta – HC: as faces do topo e base da célula unitária possuem 6 átomos nos vértices e 1 no centro; há um plano entre as faces com mais de 3 átomos; cada célula contém 6 átomos; FEA = 1,633.
- Polimorfismo e alotropia Metais e não metais podem ter mais de uma estrutura cristalina; esse fenômeno é conhecido como polimorfismo. Quando encontrado em sólidos elementares é conhecido como alotropia. A estrutura cristalina depende da temperatura e pressão. Alguns exemplos