Resumo dos cocos
Quem resolveu começar essa luta foi o revolucionário Francis Ona, que percebeu e fez com que outros habitantes percebessem também que a grande quantidade de minerais na ilha poderia trazer mudanças que estragariam o ambiente e as futuras gerações. A luta de Francis baseava-se em alguns fatores, eles estão lutando pelo homem e sua cultura, pela terra e o ambiente e a independência. Sua revolta é graças a mineradora londrina que desmatou uma área imensa de floresta da ilha. Enquanto aquela mina gera um dinheiro incalculável para a empresa, o povo da ilha passa fome, e não tem estrutura alguma. Apesar disso, o que realmente ficou atravessado na garganta dos moradores foi a poluição sendo derramada em sua terra. Uma água contaminada de cobre, mercúrio, chumbo e arsênico foram jogados no rio. Isso matou a vida selvagem e transformou florestas inteiras em paisagem lunar. Não se pode mais beber a água desse rio, e não existem mais peixes nele, concluindo, todo sistema do rio foi destruído.
Francis tentou fazer com que a mina fosse fechada, mas sua tentativa fez com que a mineradora risse dele. Ele não gostou dessa atitude, sendo assim, tentou fechar a mina com suas próprias mãos, o que não deu muito certo, gerando revolta nos mineradores. Assim começou a guerra, e agora eles não queriam apenas fechar a mina, também queriam independência.
Com centenas de veículos de mineração abandonados pela ilha, como o BRA (exército de Francis) coloca-o para funcionar, sem diesel? Com cocos. O processo é simples, eles moem o coco até amassar e fermentar, e por último cozinham o óleo, talvez uns 15 cocos secos por litro. Não apenas o óleo de coco é muito menos poluente que o diesel, mas também faz o