A construção do sujeito contemporaneo: perspectivas para a amazonia
OF 1 - Título: Tanto Negros quanto Índios: Interculturalidade explícitas através de cartazes.
Ministrantes: Ms. Paulo Sérgio Dutra (UNIR) e Ms. Genivaldo Scaramuzza Frois
(UNIR).
Resumo: A presente oficina trata da construção de um novo olhar para os nãonegros/não-índios através de cartazes como espaços constitutivos da sala de aula.
Esses cartazes se configuram como espaços de construção de identidades e focalizam a representação dos modos de ser, de sentir e agir dentro de um olhar etnocêntrico. A oficina configura-se numa contradição a essa representação possibilitando a construção de um outro modelo que proporcionará uma outra percepção dos modos de ser, sentir e agir tanto de negros quanto dos indígenas no que determina a Lei 11.645/2008 que altera a Lei no
9.394, de 20 de dezembro de
1996, modificada pela Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Essa proposta de oficina será realizada com os seguintes procedimentos metodológicos. Exposição pelos coordenadores de aspectos que se localizam nos conceitos de ser, sentir e agir relacionados aos grupos étnicos em questão.
Disponibilização de revistas, construção de cartazes que sustentam a construção de novos olhares apontando mudanças na percepção do que é o outro dentro das relações cotidianas. Após a confecção dos cartazes, oportunizar um espaço para a socialização da experiência da construção dos cartazes apontando as reflexões advindas do processo de construção do mesmo. Finalizando, será proposta a exposição dos cartazes na sala de aula.
Bibliografia:
BENTO. Maria Aparecida Silva, Branquitude: O lado oculto do discurso sobre o negro, in: Psicologia Social do Racismo – Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. CARONE, Iray e BENTO Maria