Textos
Ácido Fluorídrico
O ácido fluorídrico (HF) é uma substância que deve ser utilizada com muito cuidado. O seu maior perigo é que, se em contato com a pele, ela não queima a pele, mas seus danos são internos. Como não são vistos, muitas pessoas acabam deixando que ele haja. O que ele faz é entrar pela e pele e atacar o cálcio dos ossos. Enfraquecendo e até corroendo parte do osso.
Sua aparência é de um líquido incolor e fumegante. Muito usado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Sua reação de obtenção vem da reação entre o ácido sulfúrico e a fluorita seca:
H2SO4 + CaF2 -> CaSO4 + 2HF
Ácido Clorídrico
O Ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo. Em sua forma comercial é também conhecido como Ácido Muriático, vendido em concentrações de no mínimo 33%. Sua aparência é de um líquido incolor ou levemente amarelado. Altamente higroscópico, ou seja, absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bem vedado para não variar a sua concentração. Outro motivo pra que o frasco permaneça fechado é que, em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz.
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl. Ou então com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).
Em indústrias e laboratórios, o ácido clorídrico encontra uma gama de utilidades enorme podendo ser utilizado para:
Hidrólise ácida de