Agricultua em portugal
A agricultura deve representar um papel decisivo no desenvolvimento económico de qualquer pais. Deve ser parte importante das exportações do pais, bem como contribuir para os seus índices empregabilidade.
No geral, a agricultura divide-se em pecuária (criação de gado, tal como bovinos, suínos, etc…) e agricultura propriamente dita (conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos). Estas duas vertentes devem ser apostas estratégicas em qualquer nação desenvolvida. Devem contribuir para o desenvolvimento do Pais, através da melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos (oferecendo alimentos de qualidade e com preços mais competitivos) e, ao mesmo tempo, garantindo a sua sustentabilidade económica. Para atingir o objectivo proposto, primeiramente importa perceber qual a razão para a agricultura estar a contribuir tão pouco para o desenvolvimento de Portugal.
Com o intuito de atingir o objectivo a que se propõe, este estudo começa por responder às seguintes questões através de um estudo quantitativo, mais propriamente, uma pesquisa documental baseada em fontes internas e externas.
1) IMPACTO DA ACRICULTURA NA ECONOMIA NACIONAL
Esta questão, pretende apurar qual a importância da agricultura no PIB (produto interno bruto) do pais.
2) EMPRESAS EM PORTUGAL
Aqui, o objectivo é perceber qual a dimensão da aposta na agricultura em Portugal.
3) EMPREGABILIDADE
A terceira questão foca-se, sobretudo, em perceber quantos postos de trabalho existem, nesta área, actualmente.
4) DISTRIBUIÇÃO POR DISTRITO
A resposta à pergunta número quatro dir-nos-á quais as áreas mais exploradas, bem como aquelas que ainda que estão a ser subaproveitadas.
5) TIPO DE EMPRESAS Esta pergunta vai-nos indicar quais os tipos de entidades predominantes no pais, a explorar a SAU (superfície agrícola utilizada).