resumo doença de chagas
Mundial de Saúde (OMS) indica prevalência de infecção pelo Trypanosoma cruzi em torno de
13 milhões de pessoas em 15 paises, com incidência anual de 200.000 casos (UNICEF, 2003).
Foi a descoberta desta doença uma das mais completas e bem sucedidas do ponto de vista global (biologia, ecologia e patologia parasitária humana). Um mesmo pesquisador, o cientista Carlos Chagas, descobriu a doença, seu agente etiológico, o vetor, os reservatórios domésticos e silvestres e os animais de laboratório suscetíveis à infecção (BRASIL, 2008)A doença de Chagas é uma parasitose causada por um protozoário flagelado, o
Trypanosoma cruzi (CHAGAS, 1909), de natureza endêmica e evolução essencialmente crônica. É transmitida por insetos hemípteros reduvídeos hematófagos.
As formas habituais de transmissão da doença de Chagas humana reconhecidas são aquelas ligadas diretamente ao vetor, insetos triatomíneos em cujas fezes encontram-se as formas infectantes do parasito. Segue-se em importância a transfusão de sangue e a via congênita (MAZZA 1936; BARRETO, 1990; DIAS, 1994). Devem ser ressaltados os riscos ocasionais de transmissão: via oral, pela ingestão de alimentos contaminados; acidentes de laboratório; manejo de animais infectados; transplante de órgãos e por intermédio do leite materno (BRASIL, 2008)A doença é caracterizada por três estádios: agudo, crônico indeterminado e crônico determinado (WHO,1991; RIBEIRO & ROCHA, 1998). A fase aguda inicia-se após sete a dez dias do contato, geralmente pouco sintomática, sendo reconhecida em cerca de apenas uma dois por cento dos casos. É mais grave em crianças menores de dez anos, nas quais, na ausência de tratamento, a letalidade pode chegar a 10%.
O estádio crônico indeterminado tem início após quatro a dez semanas e caracteriza-se pela ausência de