Doença de chagas (resumo)
•O que é a doença de chagas? A doença de chagas (também conhecida por: chaguismo e mal de chagas) é um infecção causada por um protozoário chamado de cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi. A contaminação é feita através de insetos, tal como o barbeiro. A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou. A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho. Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos daquelas pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. A presença da doença de Chagas no açaí e caldo de cana está diretamente relacionada à higienização do produto, que é extraído lá na mata e, muitas vezes, vem contaminado pelo barbeiro para os batedouros. • Quais os sintomas da doença de chagas? A doença de Chagas tem uma fase aguda e outra crônica. Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doença se apresenta de forma assintomática.
Em quadro crônico, o mal de Chagas pode destruir a musculatura dos órgãos atingidos (principalmente a do coração e cérebro), provocando o aumento destes, de forma irreversível. Em muitos casos, somente essa fase é percebida pelo paciente, sendo que ela pode se manifestar décadas depois do indivíduo ter se infectado pelo parasita.
• Diagnóstico O diagnóstico pode ser feito via exame de sangue do paciente na busca do parasita no próprio material coletado (microscopia) ou pela presença de anticorpos no soro (através de testes sorológicos). •Tratamento Na fase inicial aguda, as administrações de fármacos como nifurtimox, alopurinol e Benzonidazol curam completamente ou diminuem a