Resenha mercador de veneza
Bassanio conseguiu o que queria e conquistou a Porcia, mas recebe a noticia que o seu melhor amigo tinha ido a julgamento pois os navios que ele estava esperando naufragaram e Shylock vai a justiça para receber seu pagamento ou seja uma libra de carne de Antônio.
Começa o julgamento Shylock exigindo uma libra de carne que tinha ficado acertado por um contrato verbal, Antonio então oferece o dobro do dinheiro 6 mil ducados para quitar sua divida, mas Shylock não aceita ele quer a sua parte.
O Doge manda entrar o advogado que ele havia chamado para o ajudar a decidir, aí Porcia entra com uma carta de Belário que diz que ele não pode ir por estar doente e indica um jovem advogado para o substituir chamado Baltasar.
Ela então mostra a shylock que ele tem o direito por uma libra de carne de Antonio pois esse era o acordo, so que ela acha uma brecha o mostrando que de acordo com o contrato ele não poderia derramar nenhuma gota de sangue de Antonio pois não fazia parte do contrato shylock decide então desistir de sua parte e aceita o dobro do valor que Antonio teria oferecido antes aí a Porcia acha outra brecha e que o fato de Shylock ser estrangeiro e de ter atentado sobre um morador de Veneza faz com que ele perca todos os seus bens e seja divido metade para Antonio e metade para o estado e ele tem que ser morto. Mas aí Antônio por querer o ajudar então pede que ele só perca metade de seu bens, que iria para sua filha e que ele faça um testamento que quando ele morrer tudo que é dele passe para a filha e o genro e que ele se torne cristão, assim Shylock