Cardiomiopatia Chagásica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Brenda Ramos Bezerra – Nº USP: 9341247
Carolina Deboni – Nº USP: 9372610
Fernanda Matos Freitas – Nº USP: 9147581
Gabriela Peres – Nº USP: 9341205
Giovanna Marques – Nº USP: 9340632
Ulisses Leon – Nº USP: 9340674
ROTEIRO DO SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS
BÁSICAS INTEGRADAS À ENFERMAGEM 1:
DOENÇA DE CHAGAS E A CARDIOMIOPATIA CHAGÁSICA
SÃO PAULO
2014
DOENÇA DE CHAGAS
Resumo simples da doença:
A doença de Chagas é uma doença infecciosa febril causada pelo protozoário
Trypanosoma cruzi, que se adquire por meio do contato direto com as fezes do inseto da subfamília dos Triatominae (triatomíneos), chamados popularmente em terras brasileiras de barbeiro, chupão, fincão, bicudo, rondão e muitos outros nomes. As denominações tanto da doença quanto do protozoário são homenagens ao cientista brasileiro Carlos Chagas que descreveu por completo a doença, desde sua anatomia patológica, transmissão, etiologia, formas clínicas até sua epidemiologia, sendo o único médico no mundo a realizar tal feito. Qual o microrganismo envolvido na infecção do doente?
A doença é causada pelo protozoário flagelado da família Trypanosomatidae chamado Trypanosoma cruzi. Novamente, o espécime foi descoberto por
Carlos Chagas em 1909, colocando o nome do protozoário como homenagem ao médico epidemiologista Oswaldo Cruz.
Quais os sintomas?
Os principais sintomas da fase aguda da doença são: febre prolongada (mais de 7 dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e pernas.
Especialmente quando a transmissão é oral, são comuns dor de estômago, vômitos e diarréia. Devido à inflamação no coração, pode ocorrer falta de ar intensa, tosse e acúmulo de água no coração e pulmão. No local da entrada do parasito, normalmente a picada do barbeiro, pode aparecer lesão semelhante a furúnculo no local, conhecido como chagoma de inoculação.
Em artigo publicado na revista PLoS Neglected Tropical Diseases, pesquisadores da Universidade