Estudo de Caso: Avaliação
Estudo de Caso: Avaliação
Vera Regina Willeker de Assis Brasil
2014
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
Dados pessoais:
Nome: (fictício) Marcelo Silva
Data de nascimento: 16/01/2004
Escola: XXX - Ano: 5º
Período de avaliação: 16/12/13 à 06/07/14
Local: Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis - CAPS
O objetivo primordial do diagnóstico psicopedagógico é identificar os desvios e os obstáculos básicos no modelo de aprendizagem do sujeito que o impedem de crescer na aprendizagem dentro do esperado pelo meio social. O diagnóstico não é definitivo, ele é a base que dará suporte para as intervenções necessárias. É um processo que permite a investigação e as hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo.
A avaliação da área emocional é um dos eixos desta investigação que visa perceber as implicações emocionais que o processo de aprendizagem ocasiona no aprendente e quais as relações subjetivas que seus vínculos afetivos evidenciam na aprendizagem.
No caso avaliado, o menino apresentava inquietação nas sessões, suas escolhas desordenadas e sua incisiva decisão em recusar intervenções, tornaram os momentos, para a inicial conquista e formação de vínculos, um trajeto de maior percurso. Porém, compreendido como uma vivência interna do desmoronamento do Eu, caracterizando um estado emocional extremamente comprometido. Suas demandas parentais, evidenciadas no contexto familiar, revelam falta de limites, especialmente ao que se refere às atividades sistemáticas, como a realização de tarefas escolares, cumprimentos de horários, tarefas domésticas, etc. e como conseqüência apresenta algumas dificuldades em administrar frustrações e refletem problemas emocionais e comportamentos internalizados. As diversas rejeições por ele enfrentadas, em variados ambientes, fortalecem seu sentimento de fracasso no desempenho escolar fazendo-o apresentar sentimento de