Resumo Do Texto
(Rolf Hermann Erdmann).
De acordo com o artigo, a sociedade cria estereótipos, que não são determinantes do sucesso de um individuo. O ser humano é formado de costumes, crenças, valores genéticos, heranças, etc.
Como o homem é um ser sociável, tomamos parte empresas, religiões, lazeres; cada um desses grupos faz surgir um comportamento e um papel. O meio sociável em que um individuo vive é um meio organizado. Vivemos em uma sociedade de organizações.
O homem é capaz de gerar mudanças em seu meio, por conta de sua inteligência. Porém, muitas das vezes, essa inteligência não permite avaliações de seus próprios atos.
O curso superior é um patamar básico que muitos passaram a ter acesso, mas não é garantia de emprego ou sobrevivência. O diploma é ainda valioso, tendo-o nada pode garantir, não o tendo é às vezes, fatal aos nossos anseios. A pós-graduação é uma forma de aperfeiçoar o conhecimento para buscar soluções para os problemas da realidade.
No meio da competividade cada dia mais feroz, as buscas incansáveis da eficiência fazem-nos quebrar barreiras profissionais, prevalecendo assim o saber fazer.
As civilizações antigas deixaram um grande legado de obras materiais como as pirâmides egípcias ou as cidades incas por exemplo. A partir do século XIII, tivemos um aumento do comércio internacional que gerou o capitalismo comercial. Também, o comércio marítimo com o oriente e a era dos descobrimentos. Tudo isso levara a aquisição de metais preciosos por consequência de acumulo de capital, atividades bancárias e capitalismo financeiro.
O capitalismo financeiro e comercial favoreceu o surgimento de progressos técnicos e científicos resultando ao final do século XVIII na Revolução Industrial.
A ciência, a cultura e a técnica têm relação com o dinheiro que pôde ser acumulado desde o final da Idade Média. Este conhecimento permitiu através da indústria conservar o capital.