Trabalho Montaigne
A) R: A cultura é um instrumento imprescindível no que se diz respeito à vida social, tendo em vista que se trata da identidade própria de um grupo em um determinado território e período. O processo cultural por sua vez norteia as leis de convivência entre os indivíduos construindo um parâmetro fundamental para as alterações na sociedade.
B) R: Ao se deparar com culturas diferentes, isto é, o "outro", o homem entra em contato com diferenças e através delas consegue definir a si mesmo e reconhecer suas próprias particularidades. Isso lhe permite reconhecer o lugar que ocupa no mundo enxergando-se como parte de uma cultura particular.
Questão 2:
A) R: Para Montaigne o povo retratado apenas é visto como selvagem pelos europeus por terem costumes distintos dos seus. Isso ocorre porque cada povo tem a tendência de crer que a cultura na qual está inserido é superior às demais. Essa ideia é retratada no segundo trecho: "(...) acho que não há nessa nação nada de bárbaro e de selvagem pelo que me contaram, a não ser porque cada qual chama de barbárie aquilo que não é de seu costume (...)".
B) R: Segundo Montaigne, os costumes sempre estão inseridos em uma determinada cultura, que por sua vez influencia fortemente o caráter do indivíduo. Essa influência e suas consequências são objeto de estudo da antropologia.
C) R: Um dos trechos que demonstra esse choque de culturas retrata o momento no qual três índios, ao entrarem em contato com a cultura européia, expressaram sua estranheza: "(...)tinham visto que havia entre nós homens repletos e abarrotados de toda espécie de comodidades, e que suas metades eram mendigos às suas partes, descarnados de fome e pobreza; achavam estranho como essas metades daqui, necessitadas, podiam suportar tal injustiça(...)". Isso retrata uma certa ironia, pois os europeus, que se consideravam um povo tão civilizado e superior aos