michel montaigne
UNIÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO
COLÉGIO MARISTA SÃO LUÍS
MICHEL EYQUEM DE MONTAIGNE
PROFESSOR (A):
DISCIPLINA:
JARAGUÁ DO SUL - SC 15/06/15 INTRODUÇÃO
Este trabalho possui como intuito, realizar uma descrição acerca da vida de Michel Eyquem de Montaigne. Para tal, realizei uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis sobre ele, buscando descrever aspectos fundamentais para melor desenvolvimento e construção do conhecimento de Montaigne.
O cenário em que ele viveu que corresponde a uma Europa de transição, do final do século XV ao século XVI, uma época em transformação “de hesitação, progressos e recuos”. França, seu país de origem buscava estruturação política e enfrentava uma guerra civil e religiosa..
O que Montaigne busca compreender são aspectos que considera relevantes sobre o homem, por isso os temas trabalhados em sua obra são tão diversos, abordando sobre vida e morte, ódio e afeições, bem e o mal, sobre o medo, a covardia, a educação das crianças, os costumes, explana acerca do novo mundo, além de outras reflexões intrínsecas ao ser humano.
A VIDA E OBRA DE MONTAIGNE
Michel Eyquem de Montaigne nasceu em 28 de Fevereiro de 1533. Foi um político, filósofo, pedagogista, escritor e cético francês, considerado como o inventor do gênero literário “ensaio pessoal”.
Michel era de família de comerciantes de vinhos e peixes em Bordeaux, próximo ao litoral da França. Como o comércio ia bem, seu avô Ramon Eyquem comprou uma propriedade na terra de Montaigne em 1477, o que levou a família a ter direito de utilizar o nome da propriedade. Lembrando que Michel só usou o nome da propriedade depois que o avô e o pai morreram.
Pierre Eyquem, pai de Michel, casou-se com Antoniette de Louppes de