resumo do texto "o que é filosofia?"
Para entender a filosifia, é necessarioser perspicaz e capaz de suportar dificeis investigações, mas também ter ingenuidade na alma, pois a filosofia é simples e suas perguntas envolvem questões cotidianas simples, mas que muitos enxergam como banal, e a funçao do filósofo é desbanalizá-las.
O banal é aquilo que a maioria das pessoas esta acostumada a aceitar como "o que esta ai" e nao desperta a curiosidade, estacomo deve estar, sem razao ou motivo aparente, mas o filósofo indaga e não aceita um simples "é assim mesmo" , ele quer saber, "é assim mesmo?".
Mafalda como filosofa em suas tirinhas, vê seus questionamentos como algo muito interessante e que exige um certo preparo para serem respondidos e mesmo assim nao se sente desestimulada em obter respostas.
Quando aborda o tema "pobreza", o banal lhe causa grande sofrimento, mas o mesmo nao acontece a outro personagem da tirinha, que enxerga o banal- a pobreza- como algo que é de fato banal. o que para muitos é banal, para Mafalda ja nao é mais, ela esta estranhando e esta adimirada. A filosofia se origina do estranhamento, da admiraçao, ou seja, Mafalda começa a filosofar, é racional e busca alternativas para a resoluçao do pronlema.
Para a maioria das pessoas isso é muito esquisito e nao sao poucos que tendem a ver o filosofo como alguem que "nao vive nesse mundo" , que só fala voisas estranhas". Se torna esquisito por ser diferente e ter olhos e ouvidos paratudo que a maioria acredita que "é assim mesmo". Pede razões e causas.
Uma sdas principais características da filosofia é a ansia de realizaçao e de transformaçao. Segundo Aristórteles, a