RESUMO DE COMO LER UM TEXTO DE FILOSOFIA
TEXTO: Como ler um texto de filosofia.
Desde antiguidade, a filosofia tem destaque na cultura ocidental, cuja civilização tem como embasamento principal o conhecimento científico e técnico que surgiu de estudos relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, e uma vez que é estudo, estará sempre presente na educação.
Uma vez que vivemos em uma sociedade ocidental, a filosofia sempre esteve presente em nossa vida por ser uma maneira de buscarmos ter idéia a respeito de todas as coisas relacionadas com o mundo atual e nossa realidade. As experiências do pensamento e da linguagem se confundem, pois devemos saber como expressar o nosso pensamento através das palavras. E é através da educação que passamos a conhecer esse método, que começa desde que nascemos, e aos poucos vai sendo incluído em nosso meio cultural.
Quando esse método se dá de maneira informal, em nossa vida na sociedade, na família, com os amigos, no ambiente de trabalho, na escola, falamos em educação informal. Assim, aprendemos por imitação, convivência, ao interagirmos com nossos colegas e familiares; aprendemos informalmente.
Na educação formal, o saber é aprimorado, sistematizado, elaborado e passado aos alunos, para que na sociedade, possam conhecer melhor sua cultura. Quando prosseguimos nesses conhecimentos através da escola, nosso aprendizado é estruturado e nos preparamos para viver melhor em sociedade e para nos estabelecermos no mercado de trabalho.
Ao aprendermos a ler e a escrever, nos aproximamos dos diferentes pensamentos da cultura humana. Deduzimos então que a educação é diálogo, informação, esclarecimento e a escrita e a leitura são maneiras de nos comunicar.
A comunicação entre nós se dá através de um processo de permuta de nossas expressões por meio da fala. Mas as palavras, o vento leva. Por isso a escrita evoluiu como símbolo da linguagem se transformando em uma moderna maneira de rememorar nossas lembranças e ultrapassá-las no tempo, mantendo viva nossa