Resumo do texto “filosofando: introdução à filosofia”
Platão vem dizer que o ser humano é dividido em duas partes, o corpo e a alma, e que a alma antes de se agregar, vivia no mundo das ideias e que seu conhecimento provinha do intelecto direto e imediato, ao se agregar ao corpo a alma se torna sujeita ao mesmo. Platão divide a alma humana em duas partes: a superior e a inferior. A parte inferior se subdivide em duas partes, sendo elas a irascível que se localiza no peito e a concupiscível que é centrada no ventre e está voltada para os desejos sexuais. Para Platão a alma superior tentar dominar a inferior, pois essa ultima conduz o corpo ao erro e desviando do conhecimento verdadeiro. Se a alma superior não souber controlar as paixões e os desejos, o corpo nunca terá um comportamento moral adequado.
Percebemos a superioridade do espirito em relação ao corpo, e Platão vem confirmar tal idéia. Ele valoriza os exercícios físicos como forma da alma se elevar ao mundo das idéias, ou seja, o exercício corporal permite a alma o fortalecimento do espirito superior.
A purificação do corpo se dá por meio de exercício, o Ascetismo. O que na Grécia antiga se referia somente a exercício dos atletas com o tempo vem ganhando outro significado, o de um exercício espiritual de autocontrole. Esse exercício para o Cristianismo vem por ser um ato de renuncia dos prazeres que o corpo busca, podendo ser esse exercício por meio do jejum, flagelação, entre outros.
Com o passar do tempo, o corpo vem tomando outra concepção, ele passa a ser objeto da ciência, Descartes diz que o corpo é uma substancia extensa, um material, uma máquina que se opera sempre de uma mesma maneira. Considera que o ser humano se divide em duas partes, uma matéria e a de natureza espiritual, corpo e