Resumo do texto Uma teoria sobre brincadeira e fantasia gregory bateson
A pesquisa está focada nos conceitos dos paradoxos da linguagem, levando em consideração o paradoxo da brincadeira e como o seu discurso depende de sinais que demostrem claramente suas intenções, mas que por diversos motivos, que não cabe a analise deste trabalho, em tirinhas infantis nem sempre estão explicitas da forma que seu público alvo entenda.
A análise será desenvolvida segundo a teoria do Duplo Vinculo de Gregory Bateson, que afirma que qualquer elocução pode ter um significado contrário ao que está explícito no discurso, surgindo assim, de acordo com o autor da mensagem, paradoxos como da brincadeira, fantasia e a ironia, há também a possibilidade do surgimento de metáforas como tentativas de voltar à inocência absoluta da comunicação por meio de puros indícios de humor. A teoria é focada em enquadres que, na visão do autor, contém um conjunto de instruções para que o ouvinte possa entender o que diz uma determinada mensagem através do uso de sinais.
Será demostrado ao final deste trabalho como as falas de duplo sentido em tirinhas destinadas ao público infantil aparece, geralmente, explicitas em um enquadre humorístico e irônico, mas que trazem em si mensagens que também podem ser eróticas, violentas, educacionais, religiosa ou de cunho moralista.
Ao realizarmos essa pesquisa pudemos mostrar de que forma o duplo sentido pode aparecer em tirinhas aparentemente inocentes por serem destinadas ao público infanto-juvenil. Nas tirinhas analisadas pudemos perceber imagens e falas que expressam erotismo e por isso causam certo espanto por parte de quem lê, já que espera-se que o conteúdo destas sejam ingênuos. Esses