Resumo do texto: teorias da aprendizagem e suas implicações no ensino de ciências.
Neste texto sãoabordado os conceitos mais relevantes e suas implicações na aprendizagem, com foco nas visões construtivistas e sócio interacionistas. Apesar das diferenças entre as duas correntes, ambas trabalham o aluno como sujeito da aprendizagem- ele aprende por meio das relações que estabelece com o conhecimento, com o professor e com os colegas. Serão contempladas as criações de quatro autores:Jean Piaget (1896- 1980); Lev Vygotsky( 1896-1934) ; Henri Wallon( 1879-1962); David Ausubel( 1918- 2008).
Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem.
Através das perguntas (como o ser humano aprende? Como criar as melhores condições possíveis para o aprendizado na escola? Será que as pessoas já nascem com potencialidade, dons e aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o amadurecimento biológico ou tudo isso é desenvolvido através da experiência com o mundo externo?) várias discussões a respeito de teorias de aprendizagem surgiram.
Essas discussões provavelmente se iniciaram a partir de dois dos maiores filósofos da história: Platão e Aristóteles. Embora ambos tenham sido discípulos de Sócrates, Platão defendia a tese de que nascemos com ideias natas, enquanto Aristóteles pregava que tudo é desenvolvido através da experiência, em que o contato com o mundo externo é a única forma de se obter conhecimento e aprimoramento do intelecto. Platão era inatista e Aristóteles empirista.
Inatismo, o saber congênito – Precursor: Platão (427-347 a.C.)
A busca por respostas começa na Grécia, com o nascimento do pensamento racional como uma forma de entender o mundo. Para os primeiros filósofos a duvida era saber se as pessoas possuíam saberes inatos ou se era possível ensinar algo a alguém.
Platão afirmava que como a alma precede o corpo, e que ante de encarnar, tem acesso ao conhecimento, o processo de conhecer era na verdade um processo de relembrar, já que a