Vygotsky: zona de desenvolvimento proximal e relações sociais no ambiente de sala de aula
Vygotsky: Zona de Desenvolvimento Proximal e relações sociais no ambiente de sala de aula
Felipe Augusto D. de Oliveira 12/0117002
Jessica Cardoso dos Santos Farias - 10/01006609
Brasília, 03 de Junho de 2013
Sumário
Introdução.............................................................................. 03
Conteúdo por texto............................................................... 04
A formação social da mente – Interação entre aprendizado e desenvolvimento 04
Desenvolvimento e Aprendizagem: Reflexões sobre suas relações e implicações para a prática docente .................................................................... 07
Conclusão............................................................................. 09
Introdução
Desenvolvimento e aprendizagem, conceitos distintos que em muitos momentos, que em muitos momentos se convergem. Como estes dois fenômenos se relacionam? Como eles se dão ao decorrer da linha de vida da pessoa?
No decorrer do trabalho abordaremos três teorias principais que discutem a relação entre desenvolvimento e aprendizagem: A primeira, defendida por Piaget e Binet, afirma que o desenvolvimento ocorre independente do aprendizado, uma vez que os indivíduos se desenvolvem sem terem recebido um aprendizado sistematizado; a segunda, baseada em alguns teóricos, firma desenvolvimento e aprendizagem como coisas inerentes uma a outra, ou seja, um não é dissociado do outro e seriam “formas geométricas que se sobrepõe”, sendo o aprendizado apenas um “refinamento” do desenvolvimento; e a terceira como uma forma híbrida das outras duas formas, onde desenvolvimento e aprendizagem são campos distintos, mas que se comunicam constantemente, tendo por principais contribuições de Koffka, Woodworth e Thorndike, que terão as teorias apresentadas ao longo do texto.
Tomando por base estes últimos teóricos