Exemplos de pesquisa experimental
Denis Silva Amorim1
"O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Vygotsky)
PALAVRAS CHAVE
Aprendizado, desenvolvimento, mediação, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, ambiente de aprendizagem.
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apontar algumas das implicações da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky ao processo de desenvolvimento do indivíduo em um ambiente de ensino-aprendizagem mediado pelo professor na aula de Física.
INTRODUÇÃO
Os processos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo no contexto social atual, no qual a difusão de informações e a apropriação do conhecimento ocorrem de forma acelerada, intensa e eficiente em função dos grandes avanços nos setores científico e tecnológico, têm revelado novas necessidades e desafios à prática pedagógica e também com relação à participação do indivíduo na sociedade e na transformação da mesma.
Considerando as situações colocadas acima, é notada a influência do meio e de todos os seus aparatos no que diz respeito ao comportamento e ação do indivíduo, bem como ao seu desenvolvimento, conforme a teoria de Vygotsky. Assim, sentimos a necessidade uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem que podem ser avaliados, devido a necessidades de reestruturação dos modelos pedagógicos na área da educação principalmente das ciências naturais mais precisamente a Física, que se constitui o foco de análise deste texto.
Portanto, o propósito deste texto é analisar a relevância da metodologia utilizada para o ensino da Física no Ensino Médio, que é entendido como etapa final da escolaridade básica, deve se organizar de tal forma, que proporcione ao aluno a aquisição de novas habilidades importantes no desenvolvimento do conhecimento, para que ele possa ler e interpretar a realidade e desenvolver capacidades necessárias para