Resumo do texto: procura- se um eng.- introdução a eng.
O Brasil passa por um momento importante no que diz respeito ao crescimento do país, mas, esse crescimento está sendo comprometido com a escassez de mão de obra especializada, isso porque no Brasil o número de Engenheiros é de seis para cada grupo de 100 000 habitantes. Os Engenheiros tem um papel importante em países em desenvolvimento, a necessidade de construir estradas, ferrovias, portos, fábricas e edifícios colocam os profissionais como personagens principais entre os agentes econômicos.
Entre os países emergentes o Brasil é o que menos forma Engenheiros, parte desse fato se dá devido ao baixo crescimento econômico nas décadas de 80 e 90, onde boa parte dos jovens buscavam outras áreas. Atualmente com a melhora da economia, a demanda de Engenheiros aumentou, e com isso as empresas passaram a oferecer melhores salários e buscar os alunos antes mesmo do fim da graduação.
Esse cenário do país pode melhorar com investimentos em dois pontos chaves. O investimento na educação básica é o primeiro ponto a ser melhorado, pois muitos dos alunos têm deficiência em ciência e matemática, o que leva a um número de 60% de desistência na metade do curso. Outro ponto que pode alavancar os números é o investimento em escolas técnicas de nível superior. Em vários países desenvolvidos essas escolas já são responsáveis pela formação de mais de 60% dos Engenheiros, enquanto no Brasil esse número chega a apenas 9%. O MEC avaliou a qualidade destas escolas e criou um ranking das melhores em diversas áreas. “Elas têm padrão de Primeiro Mundo”, diz o secretário da Educação Profissional e Tecnologia, Eliezer Pacheco.
Existem 1200 escolas técnicas no Brasil, nestes números estão incluídas as instituições publicas e particulares. O que chama a atenção além da qualidade é que 95% dos estudantes já saírem das escolas com um bom emprego garantido.
A excelente qualidade e baixo custo das escolas técnicas levaram