comunicacao organizacional_formação empreendedora disciplina estrategica

4031 palavras 17 páginas
XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005

Comunicação organizacional : disciplina estratégica para a formação empreendedora em uma Instituição Federal de Ensino
Rosângela Borges Pimenta (CEFET-PR) rosangela@cp.cefetpr.br
Isaura Alberton de Lima (CEFET-PR) alberton@cefetpr.br
Dario Amaral Dergint (CEFET-PR) dergint@ppgte.cefetpr.br

Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a importância da disciplina de comunicação organizacional para o desenvolvimento da cultura empreendedora dos Cursos Superiores de
Tecnologia e para o Hotel Tecnológico do CEFET-PR, Unidade de Cornélio Procópio.É apresentado um referencial teórico da comunicação organizacional, da ementa da disciplina e do Programa Jovem Empreendedor. A pesquisa aponta a relevância da disciplina como uma ferramenta estratégica para a compreensão do acadêmico sobre a estrutura comunicacional do mundo empresarial.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, acadêmico, cultura empreendedora.
1. Introdução
O panorama mundial é marcado por profundas e rápidas mudanças e avanços tecnológicos, ocorridos pelo fenômeno da globalização da economia. A celeridade crescente com que se processam estas mudanças, aliada à competitividade, tem exigido das organizações uma nova postura de gestão de pessoas. Com o crescimento da competitividade, as organizações passaram a ser reconhecidas por sua flexibilidade e capacidade comunicacional.
Desta forma, surgem os desafios, cujas soluções alteram a dinâmica das organizações, que, para sobreviverem, necessitam tornar-se empreendedoras e competitivas. Observa-se que os profissionais capazes de conviver nestas organizações devem estar preparados para uma formação mais completa, que deve, além de envolver os conteúdos teóricos e habilidades práticas, incorporar também a importância do processo da comunicação e a sua complexidade para as relações interpessoais das organizações.
Como cita Costa (2005), “os universitários têm falta de um

Relacionados