Pratica inorganica
Os elementos do grupo do Nitrogênio
O grupo 15 da tabela periódica é formado por nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto. Presentes no grupo 15 da tabela periódica, mais conhecidos como grupo do nitrogênio, sendo um grupo não muito fácil de ser classificado devido às diferenças entre as propriedades químicas e físicas dos elementos de seu grupo, que variam bruscamente (por exemplo, o gás nitrogênio é quase inerte, o fósforo, um ametal mole, que é tão reativo com a atmosfera que entra em ignição). Com exceção do nitrogênio, são todos sólidos em condições normais. Arsênio, antimônio e bismuto são importantes materiais semicondutores, com um caráter forte de metal. Variam muito de um para o outro, e geralmente formam compostos covalentes devido ao número de elétrons na última camada.
Todos os elementos desse grupo possuem cinco elétrons no nível eletrônico mais externo. Os estados de oxidação dos elementos desse grupo variam entre –3 a +5, sendo que o nitrogênio e o fósforo são encontrados em todos os estados possíveis de oxidação. Sua configuração da camada de valência é ns2np3.
A maioria dos compostos formados pelos elementos do grupo V é covalente. A remoção dos cinco elétrons da camada de valência implica numa energia de ionização muito elevada, de modo que não se formam íons +5. Contudo, os elementos maiores do grupo bismuto e antimônio podem ser transformados em íons +3, perdendo três de seus elétrons externos.
Neste grupo apenas o nitrogênio existe sob a forma de molécula diatômica, devido ao fato de que os demais átomos do grupo são grandes e seus tamanhos dificultam o estabelecimento de duas ligações.
Uma das propriedades importantes dos elementos do grupo 15 é que à medida que o número atômico aumenta no grupo, aumenta-se também o seu tamanho e aumenta seu caráter metálico, sendo que o único elemento desse grupo que é considerado um metal é o bismuto, presente no final do grupo, os demais - arsênio e antimônio - são classificados como