resumo do texto " perspectivas atuais da educação"
A educação está inserida no contexto social da sociedade, por isso sofre modificações à medida que o mundo se transforma adquirindo novas possibilidades e perspectivas. Diante das constantes transformações o educador se pergunta qual será o seu papel e que futuro terá sua profissão, temendo perde-la sem saber o que deve fazer. Fala-se em projeto político-pedagógico, utopias, idealizações e possibilidades, palavras estas que compõem o significado da perspectiva.
Antes de pensar nas perspectivas da educação para o presente e futuro, deve-se considerar a influência ainda enraizada da educação tradicional na escola. O método tradicional é uma doutrinação (CHAUÍ,1996), ou seja, pseudo-educação que impõe conhecimentos e valores aos educandos, destruindo a liberdade e pensamentos divergentes.
O mundo globalizado gradativamente está substituindo o tradicionalismo pela educação socializadora, em que o indivíduo situa-se como ser transformador do meio e que vive em sociedade. Também a idealização da educação para todos se faz presente, não como “princípio de justiça social, mas apenas como parâmetro curricular comum.” (GADOTTI, 2000).
A tecnologia é o principal fator da globalização. Com ela, perde-se a noção de tempo e espaço, pois se podem acessar informações em qualquer lugar do mundo. Essa difusão do conhecimento proporciona à educação novos conhecimentos e possibilidades de transmiti-los como a educação à distância, que visa aproximar os educandos ao conhecimento em qualquer lugar que estejam, seja no trabalho, em casa ou na escola.
O educador precisa se atualizar e utilizar esses novos meios no método ensino-aprendizagem dos alunos, pois na pedagogia o professor é o mediador entre o meio e o aluno. Se ele insiste em lecionar apenas com métodos tradicionais, não prenderá o interesse do aluno em suas aulas. Como diz Bello (1993) “o trabalho do educador consiste em transmitir conhecimentos de maneira eficaz”, assim ele deve utilizar