Durkheim
Dentro dessa ordem social há os objetos de estudo, denominados fatos sociais. Esses, são circunstâncias exteriores que moldam as ações dos indivíduos, pressionando-o para seguir regras, que partem de uma consciência coletiva. Os fatos sociais dariam o tom da ordem social, sendo construídos pela soma das consciências individuais de todos os homens e, ao mesmo tempo influenciam cada uma.
Em outras palavras somos vítimas daquilo que vem do exterior, assim os fatos sociais são produtos da vida em sociedade, cada indivíduo é reflexo da sociedade.
Na consciência coletiva ha duas formas de solidariedade que ainda são presentes na sociedade contemporânea, a Mecânica, que apresenta um sentimento altruísta, e afirma a semelhança de pensar e agir de todos os cidadãos e a Orgânica que apresenta um individualismo causado pela divisão do trabalho. “Aqui pois, a individualidade que todo aumenta ao mesmo tempo que as partes; a sociedade se torna mais capaz de se mover em conjunto, ao mesmo tempo que cada um de seus elementos tem mais movimentos próprios”
De acordo com Durkheim é possível distinguir uma solidariedade orgânica quando se encontra indivíduos diferentes entre si mas ao mesmo tempo dependentes do outro para funcionar corretamente, onde também se encontra uma função especializada e interdependente e por ultimo divisão de trabalho. A Policia Militar é estruturada como o Exercito, é organizada em regimentos, esquadrões e pelotões. A estrutura operacional funciona da seguinte maneira; em primeiro lugar vem o Comando de Policiamento de Área ou Região de Policia Militar, segundo; Batalhão de Policia Militar, terceiro; Companhia de Policia Militar, quarto; Pelotão de Policia Militar e por ai vai. Cada posição classificada vai ganhando áreas de policiamento menores. Portanto a coesão social onde prevalece a solidariedade orgânica esta apontada nas regras de conduta, no qual claramente o aumento da