Sistemas Monetários e Financeiros
Índice
INTRODUÇÃO 3
SISTEMAS MONETÁRIOS 4
Tipos de Sistemas Monetários 4
O padrão-ouro 5
O padrão-ouro nos países periféricos 6
O padrão-ouro na Europa Ocidental 7
Sistema de moeda representativa 8
Sistema de moeda de conversibilidade parcial 8
Sistema de moeda inconversível 9
Moeda escritural ou Moeda bancária 10
Sistema Monetário Internacional 10
A MOEDA NA ECONOMIA 12
HISTÓRIA DO ESCUDO 14
EURO – MOEDA ÚNICA 19
INTRODUÇÃO
Não obstante a sua importância política, social e económica, a moeda parece ser pouco compreendida na sociedade. A sua descoberta representou um notável avanço na história da humanidade. A moeda proporcionou ao indivíduo generalizar o seu poder de compra e obter da sociedade aquilo que a sua moeda lhe dá direito, sob a forma que melhor lhe convém.
Através da divisão do trabalho e do desenvolvimento das economias, a moeda passou a incorporar novas funções, tornando-se sinónimo de riqueza e de poder colectivo e pessoal. O uso do dinheiro, desde os primórdios das civilizações até aos nossos dias, trouxe diversas consequências económicas e socioculturais.
A moeda está estreitamente relacionada com a história e o estágio de evolução da humanidade. Hoje, o uso da moeda na economia é tão generalizado que se torna difícil imaginar o funcionamento do sistema económico sem a mesma.
Na realidade, existiram grupos humanos primitivos que não utilizavam quaisquer formas de moeda. Esses grupos humanos, em geral nómadas, sobreviveram sob padrões simples de actividade económica, onde não conheceram a moeda e realizavam trocas directas em espécies, denominadas escambo.
Essas formas de relacionamento económico, com o passar do tempo, foram sendo modificadas pelo processo de especialização e divisão social do trabalho, ainda que em estágio primitivo. A vida social tornou-se mais complexa, a produção diversificou-se com a criação de instrumentos de trabalho