Escrevendo resumo e introdução.
O Resumo (abstract) é a primeira seção de um texto, mostrando ao leitor uma prévia do estudo em questão, baseado em informações de outras seções do texto. Como já citado por Barrass (1979), embora seja a seção que aparece primeiro, geralmente é a última a ser escrita.
Os resumos de quase todas as áreas de estudo são escritos de uma maneira muito similar. Os tipos de informação incluídos e ordem em que aparecem são muito convencionais. A seguir é apresentado um modelo típico de informação apresentada em um resumo.
1. Alguma informação de background;
2. A principal atividade do estudo (seu propósito) e seu escopo;
3. Alguma informação sobre a metodologia usada no estudo;
4. Os resultados mais importantes do estudo;
5. Uma afirmação de conclusão ou recomendação.
As perguntas que devem ser respondidas em cada seção apresentada como um modelo típico de resumo são as seguintes:
1. Qual a área de trabalho?
2. Qual foi o propósito do trabalho?
3. Qual foi a metodologia usada durante a pesquisa?
4. Quais foram os resultados mais importantes do estudo?
5. Quais as conclusões ou qual a recomendação?
Pode-se recomendar os tempos verbais a serem utilizados em cada uma das seções do resumo. A informação de background pode ser escrita no presente, enquanto o propósito do trabalho pode aparecer tanto no presente como no passado. A metodologia também pode ser escrita no presente ou no passado. Os resultados devem ser escritos no passado e as conclusões ou recomendações no presente.
Mesmo contendo esses cinco elementos de informação, os resumos são normalmente escritos de forma tão concisa quanto possível. No entanto, há ocasiões em que somente um resumo conciso não basta, pois existe um limite de palavras a serem colocadas no resumo que deve ser respeitado, como o caso de artigos para jornais, por exemplo. Nesses casos, um tipo mais curto de resumo pode ser escrito através da eliminação ou combinação de alguns dos elementos citados