Resumo Do Texto Gramática E Política, De Sírio Possenti
Esse texto apresenta reflexões sobre a gramática e sua relação com a política e o poder.
O autor conceitua gramática de três formas distintas:
1) De forma mais simples, o termo gramática é usado para o conjunto de regras que devem ser seguidas para se falar e se escrever corretamente. Desta forma, a gramática é extremamente prescritiva.
2) No segundo conceito, gramática é um conjunto de regras encontrado nos dados analisados por um estudioso da língua. Esta gramática descreve estruturas reais utilizadas pelos usuários da língua.
3) Para finalizar, a terceira gramática se preocupa com o conjunto de regras que um falante aprendeu e o qual é utilizado de fato.Possenti aponta que a língua não é um conjunto obvio e que há um conceito de língua compatível com cada conceito de gramática. Sendo assim, ele apresenta três conceitos de língua:
a) O primeiro conceito é ligado à apenas uma variedade da língua, a variedade que é chamada língua padrão, ou norma culta, língua esta que seria utilizada pelas pessoas cultas. Conceber língua desta maneira é fechar os olhos para as variações linguísticas, as quais, neste conceito, são vistas como erradas.
b) No segundo conceito, a língua é teórica, abstrata e homogênea. Não prevê variações e ignora o papel do falante no sistema linguístico.
c) Por fim, o último conceito leva em conta que os falantes não falam uma língua homogênea, vê a língua como diversificada, cheia de variações.
Depois de apresentar os conceitos de língua, Possenti aponta alguns fatos importantes: as línguas estão ligadas a seus usuários, elas variam e passam por mudanças. Embora estes fatos estejam claros, a gramática não associa a mudança à variação.
As considerações sobre concepção de linguagem, variedades linguísticas e ensino de língua , de metalinguagem, reafirmando que a reflexão sobre o “para quê” de nosso ensino exige que pensemos sobre o próprio fenômeno de ser professor;