As dificuldades no ensino da gramática
Fabiula Cristina da S. C. Cajado
RESUMO
Em torno das reflexões sobre o ensino da língua materna, tem-se discutido muito o papel da gramática nas aulas de português. A maneira como se tem tratado as questões gramaticais, a metodología empregada e o pouco interese dos alunos na aquisição da norma padrão. O objetivo geral é conhecer os problemas que têm atingido o ensino da gramática normativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, trazendo uma obordagem de alguns teóricos tais como: Possenti, Bechara, Antunes, que reforçam a importância do ensino da gramática, não como a norma reguladora da língua, mas como meio de conhecimento a ser utilizada nas diversas situações que o meio social exige.
PALAVRAS-CHAVE: Gramática normativa. Gramática descritiva. Ensino.
ABSTRACT
Around the reflections on the teaching of mother tongue, has been much discussed the role of grammar lessons in Portuguese. The way he has handled issues of grammar, the methodology employed and the little interest as the students in the acquisition of standard pattern. In this pespectiva, the general goal is to understand the problems that have hit the teaching of grammar rules. This is a literature, bringing an obordagem some theorists such as Possenti, Bechara, Antunes, and others that reinforce the importance of teaching grammar, not as the standard regulatory language, but as a means of knowledge to be used in the various situations that require social environment.
KEY WORDS: normative grammar. Descriptive grammar. Teaching.
1. INTRODUÇÃO
O estudo da língua portuguesa nas escolas de primeiro e segundo graus, tem por tradição o ensino da gramática, que para a maior parte dos alunos tem se tornado uma prática enfadonha, visto que o ensino da norma culta tem como objetivo a imposição de regras a serem seguidas , tais regras são repetidas todos os anos. O foco desta pesquisa intenta, no estudo da gramática, abordar a questão do