Resumo Do Texto De Um Pseudo Saussure Linguistica V
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA: Linguistica V
PROFESSORA: Katia Abreu
Aluno: Marcelo Correia.
Resumo do texto: “DE UM PSEUDO-SAUSSURE AOS TEXTOS SAUSSURIANOS ORIGINAIS” Por Simon Bouquet
Publicado em 1916, por Charles Bally e Albert Sechehaye, o Curso de Linguística Geral (CLG) passou a ser considerada fundadora da lingüística e às ciências humanas. Obra póstuma, que tinha como pretensão reconstruir o conteúdo do pensamento de Saussure.
A partir de 1957, formou-se um segundo paradigma editorial, concorrendo com o do CURSO, no entanto o mesmo não exerceu qualquer influência determinante sobre o destino da lingüística do século XX. De acordo com a maioria dos lingüistas os textos do CURSO refletiam fielmente o pensamento de Saussure.
Charles Bally e Albert Sechehaye são responsáveis pela produção da obra mais marcante da lingüística (séc. XX) e de terem impedido por um longo tempo o acesso a um pensamento original, que por vezes apresenta-se contraditória a sua “vulgata”.
Esse resumo tem como objetivo diferenciar alguns pontos principais dos textos autênticos dos apresentados no Curso de Linguística Geral.
Bally e Seschehaye, reescreveram e reorganizaram integralmente o texto de 1916, apresentaram Saussure com autor e se apresentaram como editores. Segundo o autor esse fato mantém o Curso como apócrifo (suspeito - duvidoso); é essencialmente a recepção desse livro que o terá tornado apócrifo, uma vez que ele foi amplamente atribuído a Saussure. Vale ressaltar e observar a ocorrência de um Pseudo-Saussure e de seus pseudo-editores.
O lingüista Antoine Meillet e dois estudantes das aulas de Genebra, Paul Regard e Albert Riedlinger (três testemunhas da reflexão de Saussure) opuseram-se no primeiro momento do Curso de Linguística Geral, fato esse que foi ignorado por um longo tempo.
Em sua tese de doutorado, o lingüista geral Paul Regard, apresentou a primeira obra da lingüística