ARTIGO SISTEMAS OPERACIONAIS PORT TEIS
Deisiany Lima
Herberth David
Jaqueline Barros
Tiago Wanzeler
Valdeir dos Santos
Resumo: Sistemas operacionais portáteis são plataformas móveis simples. Não precisam ser instalados para rodarem no dispositivo, mas sim de uma configuração na BIOS, já que os mesmos são armazenados em memória flash. Através de um S.O. portátil é possível ter acesso aos dados do HD do dispositivo.
Palavras-chave: S.O.;Portátil; BIOS; Dispositivos
1.Introdução
Na primeira geração de computadores, os mesmos tinham seu funcionamento baseado no auxilio humano para ditarem a tarefa a ser realizada através do próprio hardware, com ativação e desativação de chaves que ligavam ou desligavam um componente. Atualmente, com a notória evolução da tecnologia, estas maquinas gigantes que ocupavam enormes espaços foram substituídas por dispositivos de tamanho consideravelmente menor e que tem seu funcionamento baseado em um S.O., que se trata de uma conexão hardware, software, homem e seguem perfis de usuários. Sendo assim, os S.O’s possuem várias versões, cada uma destinada a padrões específicos, como, por exemplo, os Sistemas Operacionais Portáteis, que são sistemas simples, leves e carregados a partir de dispositivos de armazenamento de dados, podendo ser eles pendrives, por exemplo.
2.Definição de Sistemas Operacionais Portáteis São Sistemas Operacionais baseados em plataformas simples, sendo que não podem ter formato grande pelo fato de serem armazenados em memória flash, sem a necessidade de instalação no dispositivo.
2.1.Contiki – É um sistema operacional com código aberto, portátil e multitarefas para redes de dispositivos com memória limitada. É escrito na linguagem C e foi especialmente projetado para micro controladores com pouca memória. Esse sistema operacional foi desenvolvido no Instituto Sueco de Ciência da Computação (Swedish Institute of Computer Science) liderado por Adam Dunkels. Contiki implementa a camada de adaptação 6LoWPAN, que é uma camada