resumo do MEG
O MEG é uma ferramente fundamental para qualquer empresa que deseja destarcar-se e ser referencia em modelo de gestão.Através desse sistema as empresas obtém excelencia nos seguintes aspectos (critérios da excelencia): liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Com a implementação do MEG é possivel corrigir erros e otimizar resultados, permitindo consequentemente competir no mercado que está cada vez mais globalizado e com concorrencia acirrada, além de futuras conquistas, como por exemplo o PNQ.
Conteúdo do site da FNQ:
Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) é baseado em 13 Fundamentos e oito Critérios.
Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.
São eles: pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor.
Os Critérios de Excelência garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona. A mandala do MEG (figura acima), que contém os Critérios, simboliza a organização, que é um sistema orgânico, adaptável ao ambiente.
São eles: liderança; estratégias e planos; clientes; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos e resultados. Clique aqui e conheça os Cadernos referentes a cada Critério.
O Modelo de Excelência da Gestão® reflete a experiência, o conhecimento e o