planejamento
Como a igreja Adventista do sétimo dia é uma comunidade crescente em todo mundo, este trabalho tem o objetivo de mostrar o que é um planejamento. Segundo WHITE (2007, p.94), “é essencial um trabalho com ordem, seguindo um plano organizado e um alvo definido”. O planejamento é necessário para todos os setores da sociedade porque se pode trabalhar com a segurança de onde o individuo parte e onde ele poderá chegar. O princípio de planejar é bíblico, é um reflexo da ação divina quando planejou e executou seus planos (Is 46:9-11). É uma ferramenta que Deus deu ao homem já que esse é sua imagem e semelhança. O planejador poderá perceber a realidade, avaliar os caminhos, e construir um bom e futuro referencial.
O planejamento corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas [...] um processo contínuo, um exercício mental que é executado. [...] desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos (OLIVEIRA, 1997, p. 33).
O planejamento contribui e estimula a realização de um trabalho seguro, claro e coerente. Alguns aspectos devem ser considerados essenciais e relevantes para a sua elaboração: investigação dos projetos da organização, ou seja, a realidade daquilo que deseja planejar, dados da igreja no caso do planejamento distrital, os objetivos em que deseja chegar. O planejar é uma atividade que requer a ação de toda a igreja, e de sua missão, tendo em vista sua ação, não só aquilo que se espera do pastor.
É a ação de todo povo de Deus [...] não é somente ação do pastor, é a ação de cada crente. [...] o pastor, como um líder da igreja, tem a incumbência de mobilizar, treinar e coordenar o povo de Deus. Quem faz a missão? É a igreja (BARRO, 2006, p.40).
Por isso no âmbito eclesiástico se faz necessário o planejamento. Assim todos terão a participação no executar. Por isso Deus deu ao homem a responsabilidade de dominar e cuidar da criação