Resumo do livro: O Médico e o Monstro
Robert Louis Stevenson
Durante seu passeio semanal, um advogado chamado Utterson, conhecido por sua sensibilidade e confiabilidade, ouve seu amigo Enfield narrar um caso de assalto. Um homem sinistro chamado Hyde havia atacado e espancado uma garotinha, desaparecendo por uma porta em um beco. Pouco depois, ele reaparecera e pagara uma indenização aos pais aterrorizados com um cheque assinado por um respeitável cavalheiro. Uma vez que tanto Utterson quanto Enfield desaprovam mexericos, eles concordam em deixar o assunto de lado. Entretanto, um dos melhores amigos e cliente de Utterson, o Dr. Jekyll, tinha feito um testamento transferindo todo o seu patrimônio para este mesmo sr. Hyde. Em pouco tempo, Utterson começa a ter pesadelos, nos quais uma figura sem rosto vagueia por uma versão assustadora de Londres.
O advogado visita Jekyll e um amigo comum de ambos, o Dr. Lanyon, para tentar saber mais. Lanyon diz que não tem mais visto Jekyll; eles haviam tido uma séria discussão sobre os rumos das pesquisas de Jekyll, as quais Lanyon havia classificado como bobagens não científicas. Intrigado, Utterson investiga um pouco mais o assunto. Ele descobre que Hyde freqüentava um determinado edifício; trata-se de um laboratório colado aos fundos da casa de Jekyll. Ao encontrar Hyde, Utterson fica espantado ao notar que ele é extremamente feio, mas de uma forma estranha, como se estivesse deformado. Para surpresa de Utterson, Hyde oferece de boa vontade o seu endereço. Jekyll diz a Utterson para não se preocupar muito sobre o sr. Hyde.
Passa-se um ano. Certa noite, uma criada afirma que viu Hyde espancar brutalmente até a morte o idoso Sir Danvers Carew, membro do Parlamento e cliente de Utterson. A polícia entra em contato com Utterson, que suspeita que Hyde possa ser o assassino. Ele leva os policiais até o apartamento de Hyde, tendo uma sensação de irrealidade em meio ao clima deprimente - a manhã está escura e envolta em neblina. Quando eles