Educação
O Médico e o Monstro (título original em inglês: The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) é o nome de um livro de Robert Louis Stevenson publicado em 1886.
A obra foi, em seu tempo, considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores, pois mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, se tornando assim um clássico do mistério.
A história de Stevenson baseou-se na vida dupla de um habitante de Edimburgo, na Escócia, chamado William Brodie: de dia ele era um respeitado marceneiro; à noite, roubava as casas dos moradores da cidade.
A história se passa em Londres, no final do século XIX, centro urbano com quatro milhões de habitantes. Devido ao grande contraste econômico entre os industriais (cada vez mais ricos) e os miseráveis (cada vez com menos oportunidades de emprego e vida digna), Londres passou a ser palco de inúmeros crimes horríveis. Justamente por isso, em 1829, foi criada a Scotland Yard, que se tornaria mais tarde reconhecida por sua eficiência em resolver crimes e por tomar parte das inúmeras páginas das histórias policiais inglesas.
Foi esta a primeira obra a inserir a Scotland Yard no universo literário.
O médico e o monstro transmite o clima de insegurança e desconfiança que havia na Inglaterra vitoriana, e que vemos nas cenas da cidade coberta de bruma, uma evidência visual desse clima de suspeita. Talvez por isso, a história de Stevenson tenha como eixo central, delineado já no início da narrativa, o primeiro momento de desconfiança que o advogado Gabriel Utterson sente a respeito do cliente Henry Jekyll, que deixara com ele um testamento dedicando seus bens ao sr. Edward Hyde.
Escrita para o grande público, que já conhecia este autor através do folhetim A Ilha do Tesouro, a novela, apesar da linguagem simples e de fácil entendimento, tem uma forma que privilegia o suspense. Os capítulos e o enredo, com traços de novela policial