resumo do livro tomaz tadeu da silva documentos de identidade
Pergunta essencial: “Quem educa o educador?”
Um problema que encontramos na formação do educador é em especial no educador de adultos, pois muitas vezes erra em cair na ingenuidade habitual, ponto este que deve ser tratado em programas pedagógicos com um olhar crítico.
Existem dois processos educacionais, um destes é: a consciência ingênua que acredita em que o aluno é separado e preparado para ser professor somente capacitando com instruções técnicas para o desempenho das suas funções, outro processo é a consciência crítica que é o oposto a qual o educador deve aprender a intensidade das influências sociais e clara consciência de seu papel de educador e que tenha em mente que seu papel é uma atividade extremamente social.
A sociedade é configurada de uma educação formal diferente do que pensa a pedagogia ingênua.
A pergunta que é essencial: quem educa o educador? Para a consciência ingênua é outro educador que o prepara, mas é muito obvio e não seria a resposta correta, pois sabemos que a sociedade é quem mostra ao educador o seu papel e faz ele vivenciar inúmeros momentos o tornando capaz de trabalhar a diversidade.
A educação escolar é espontânea sendo enriquecida com conteúdos de saber, que os sábios tem adquirido e compartilhado com a sociedade. Um educador deve compreender que a sociedade é sua fonte de saber de sua formação. Uma etapa importante no desenvolvimento econômico e cultural é a qualidade da educação dos membros de uma comunidade, a forma de educação que a sociedade proporciona muda de acordo com os interesses gerais de tal momento. A constituição do papel do professor sofre os efeitos das diferentes etapas no seu processo histórico.