DOCUMENTOS DE IDENTIDADE
Resumo
O livro Documentos de Identidade do autor Tomaz Tadeu da silva, professor do programa de pós-graduação em Educação da universidade Federal do Rio Grande do Sul, pertence ao conselho Editorial de várias revistas como: Currículum Studies; Jounal of Education Policy, e autores de vários livros. Publicou este livro em 2007, pela editora Autentica com 151 páginas, dividida em quatro partes, que aborda em questão, os fundamentos do currículo, suas especificidades e contradições partindo de autores diferentes, o currículo com uma questão se saber, poder e de identidade, resultado de um processo histórico, relacionado com a cultura e a sociedade.
Parte I: Das Teorias tradicionais á teorias críticas
“De certa forma, todas as teorias pedagógicas e educacionais são também teorias sobre o currículo”. (p.21)
“As teorias criticas do currículo efetuam uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais’”. (p.29)
“Nos modelos tradicionais, o conhecimento existente é tomado como dado, como inquestionável”. (p.47)
Parecer
O tópico aborda os estudos sobre o currículo, a existência de teorias apresentadas e especificam prioritariamente as teorias tradicionais, o envolvimento dos professores, os modelos proposto por Bobbit e Taylor, sobre a educação e os parâmetros que devem ser seguidos. Os modelos tradicionais e críticos do currículo, suas diferenças e complexidades, onde o modelo critico, implica nas desigualdades e injustiças sociais e o modelo tradicional eram teorias de aceitação, ajustes e adaptação.
Parte II: As Teorias Pós- Criticas
“O multiculturalismo, tal como á cultura contemporânea, é fundamentalmente ambíguo. Por outro lado, o multiculturalismo é o movimento legitimo de revindicação dos grupos culturais”. (p.85)
“O feminismo vinha mostrando, com força cada vez maior, que as linhas do poder da sociedade estão