Resumo do livro referencial para a formação de professores, parte III
Esse livro fala das ações a serem promovidas pelas instituições responsáveis pela formação inicial e continuada de professores, com objetivo de ajuda-los a desenvolver competências para o fazer pedagógico.
O texto é documento norteador que referencia o currículo das instituições de ensino (formação inicial ou continuada) para que na formação do professor sejam ampliados e desenvolvidos conhecimentos profissionais (saberes teóricos e experienciais).
Conhecimento profissional do professor é o conjunto de saberes que o habilita ensinar e outras funções.
São elencados (enumerados, discriminados) as funções atribuídas ao professor, sendo que se estabelece uma base comum a nível médio, superior e formação continuada dos conhecimentos necessários para que o professor tenha conhecimentos profissionais.
Então, para formar o professor, os cursos precisam oferecer uma base nacional comum (aqueles conteúdos que não podemos deixar de saber_ ex: as quatro operações. Isso a nível de ensino médio) e módulos separados, anteriores e Que se realiza ao mesmo tempo a formação profissional_ nível superior. A formação continuada exerce caráter complementar.
O conhecimento profissional do professor é aquele que favorece o exercício autônomo e responsável das funções profissionais.
Conhecimentos profissionais que devem ser garantidos na formação de professores:
Conhecimentos sobre crianças, jovens e adultos
A formação profissional deve assegurar a aquisição de conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e a forma como cada cultura caracteriza as diferentes faixas etárias.
Conhecimentos sobre a dimensão cultural, social e política da educação
São conhecimentos necessários para que o professor domine questões nucleares da realidade escolar: seu próprio papel, papel do aluno, as formas de interação professor aluno, significado do político e social do currículo, da escola e da educação, seus sujeitos e suas práticas.