quimica aplicada 2
UNIVERSIDADE PAULISTA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: Química Aplicada
CÓDIGO:
C. HORÁRIA: 20h
TURMA:
FASE:
SEMESTRE: 2015/1
PROFESSORA: Ana Elisa B. Matias
OBS: O TRABALHO DEVERÁ SER FEITO EM EXCLUSIVAMENTE GRUPO
OBS II: O TRABALHO DEVERÁ SER ENTREGUE DIGITADO SEGUNDO AS NORMAS DA ABNT (NÃO SERÃO ACEITOS TRABALHOS MANUSCRITOS)
II-Lista de Exercícios
1. Explique detalhadamente cada uma das etapas do processo de produção do cimento.
O processo de produção do cimento envolve as seguintes etapas:
Etapa 1: extração das matérias-primas
As matérias-primas necessárias para a produção de cimento (carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) são geralmente extraídas de rocha calcária ou argila. Essas matérias-primas são extraídas das minas por meio de detonações. Em seguida, são trituradas e transportadas para a fábrica onde são armazenadas e homogeneizadas.
Etapa 2: Fabricação do cru
A moagem das matérias-primas produz um pó fino conhecido como cru que é pré-aquecido e em seguida introduzido em um forno rotativo. O material é aquecido a uma temperatura de cerca de 1.450ºC, antes de ser subitamente resfriado por rajadas de ar. Assim é produzido o clínquer, o material básico necessário para a produção de todos os tipos de cimento.
Etapa 3: Moagem de cimento e expedição
Uma pequena quantidade de gesso (3 a 5%) é adicionada ao clínquer para regular como o cimento endurecerá (tempo de pega). A mistura é então finamente moída para se obter o "cimento puro". Durante esta fase, diferentes materiais minerais, chamados de "adições", podem ser adicionados além do gesso. Usadas em variadas proporções, essas adições, que podem ser recursos naturais ou sub-produtos industriais, dão ao cimento propriedades específicas como redução de impermeabilidade, resistência a sulfatos e ambientes agressivos, melhor desempenho e acabamento. Finalmente, o processo produtivo do cimento termina e o