Fichamento De João Freire
Celso dos S. Vasconcellos nasceu na cidade de Jaú no estado de São Paulo, em 12 de fevereiro de 1956, é doutor em didática pela USP, mestre em filosofia e pedagogia , trabalhou como professor na ETI, foi orientador educacional e pedagógico, atualmente é pesquisador em educação , conferencista,professor convidado dos cursos de graduação e pós-graduação; membro do conselho Editorial da revista de educação da AEC e responsável pelo LIBERTARD. Escritor do livro Planejamento/ projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico, que aborda como o planejamento é útil na vida do professor no auxilio das aulas, para que assim possa buscar a esclarecer as necessidades do discentes, pois é notório que cada aluno sente uma dificuldade e tanto o professor como a escola precisam estar preparados com um bom método que supra a falta de aprendizagem dos alunos.
1ª PARTE
PLANEJAMENTO EM QUESTÃO
I- A falta do sentido do planejamento
II- Analise do problema
Nota-se que este capítulo traz uma reflexão a respeito do planejamento de aula indagando a problemática de alguns professores em entender a importância de planejar as suas aulas. Alegando que planejar é falta de tempo, e que de certa forma o planejamento os deixam alienados, que tiram o poder de opinar dentro das aulas, sabendo que a falta de planejamento tornam os professores um tanto quanto carentes no aspecto educativo, tornando-os alienados.
“Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano, muito mais inclusive do que imaginamos à primeira vista. Nas coisas mínimas do dia-a-dia, como tomar banho ou dar um telefonema, estão presentes atos de planejar.” (p.14)
“A situação de alienação se caracteriza pela falta de compreensão e domínio nos vários aspectos da tarefa educativa.” (p.25)
2ª PARTE
O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA
I- Re-significando e praticando planejamento
II- Fundamentos Historico-Antropológicos e epistemológicos
III- Processo de planejamento
Compreende-se que