resumo do livro parte dele
•O Livro Trata-se da fuga do Rei de Portugal D. João VI. 1O trono de Portugal era ocupado por um príncipe regente D. João que, (não tinha sido educado a propriamente para dirigir os destinos de seu país), reinava em nome a sua Mãe D. Maria I declarada insana e incapaz de governa, a rainha vivia trancafiada no palácio de Queluz cerca de 10Km de Lisboa e seu Irmão mais velho D. João, havia falecido de varíola em 1788 aos 27 anos de idade.
A fuga da família real para Rio de Janeiro ocorreu num contexto em que, o rei de Portugal foi ameaçado pelas invasões napoleônicas. O rei regente incapaz de enfrentar o inimigo decidiu fugir e abandonar seu país, junto com ele também ia a família real, a maior parte da nobreza, seus tesouros e todo o aparato do Estado.
2 O começo do século XIX foi uma época de pesadelo e sobressalto para reis e rainhas.Dois deles enlouqueceram. Na Inglaterra, o rei George III era visto de camisola nos corredores do palácio, e em Portugal, a rainha Maria I era perseguida por demônios.
Em 1807 Napoleão Bonaparte estava no auge do seu poder, ao longo de uma década, Napoleão travou inúmeras batalhas contra os mais poderosos exércitos da Europa sem conhecer nenhuma derrota. Porém envolveu-se em guerras intermináveis e, ao final de seu governo a monarquia francesa estava quebrada. Esses problemas agravaram-se mais tarde, com o envolvimento da França na guerra da independência americana. O fornecimento de armas e dinheiro para o exército americano deixou a França financeiramente arruinada. Sendo que, para cobrir as despesas, a monarquia teve de aumentar os impostos, gerando descontentamento da burguesia.
3 A invasão iminente de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte obrigou o príncipe regente D. João a optar pela fuga, mas os planos de mudança para o Brasil era uma idéia quase tão antiga quanto o império português. Ressurgia sempre que a independência do país estava ameaçada pelos vizinhos e tinha uma forte razão