Resumo do livro justiça: o que é fazer a coisa certa. michael sandel
Naufrágio:
Em 1884 devido há um naufrágio quatro sobreviventes Thomas Dudley o capitão, Edwin Stephens o primeiro oficial, Edmund Brooks o marinheiro e Richard Parker em um bote salva-vidas afastado da costa ficaram a deriva no mar a espera de um resgate. Quase após 20º dia da tragédia ocorrida o capitão sugeriu um sorteio para iria morrem para que os outros pudessem sobreviver. Durante esse tempo que eles estavam passando no bote a espera de um resgate, Parker estava doente porque bebeu água do mar então o capitão o matou com um golpe em seu pescoço na sua jugular. No 24º dia chega o resgate e Dudley e Stephens foram a julgamento e Brooks serviu de testemunha.
O utilitarismo de Jeremy Bentham:
Bentham Filosofo do século XVIII fundador da doutrina utilitarista que exerce influência sobre legisladores por causa de seus pensamentos. Ele acreditava que o utilitarismo a soma do bem comum e das dores dos indivíduos era uma ciência que poderia reformar a politica.
Arrebanhando mendigos:
Bentham também desenvolveu a ideia de diminuir a quantidade de mendigos nas ruas baseado no utilitarismo colocando-os em “um reformatório autofinanciável” segundo o autor do livro Sandel, Michael J. Pois os mendigos causando uma tristeza por conta de uma miséria. E Bentham diz que existem mendigos e são mais felizes andando sem rumo do que outro que trabalhe. E se alguém cidadão encontrasse um poderia leva-lo para o reformatório.
Objeção 1: Direitos individuais:
Segundo os direitos individuais o utilitarismo não respeita o individuo por conta da dessa aglomeração de satisfação e pode ser ruim para o individuo.
Jogando os cristãos aos leões :
Na Roma antiga os cristãos eram jogados para os leões no coliseu para a diversão dos Romanos e causando dor para eles olhando com a ótica do utilitarismo o número de pessoas se prazer eram maior do que os Cristãos que sofria. O utilitarismo se preocupava se um evento como