Resenha do livro justiça o que é fazer a coisa certa
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA E AUTOR:
SANDEL, Michael J. Justiça: O que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. Michael J. Sandel nasceu em Minneapolis em 1953 e é um dos mais importantes filósofos de sua geração. É professor de Harvard e leciona o curso “Justice” e é desse curso que deriva várias obras do autor. Além disso, o “Justice” é um dos cursos mais procurados e influentes da Universidade e fez de Sandel famoso em várias partes do mundo. É professor convidado na Sorbonne, em Paris, e deu as Tanner Lectures em Oxford. Também é membro da Academia das Artes e Ciências. Ele sempre se dedicou a trabalhos sobre política, ética e justiça e é o autor de Liberalism and the Limits of Justice,. A obra Justiça: o que é fazer a coisa certa, se destacou por tratar de um tema acadêmico de forma acessível a todos.
RESUMO:
O livro Justiça: o que é fazer a coisa certa é uma obra voltada para a discussão de diversas teorias de justiça, desenvolvidas por filósofos como Immanuel Kant, John Rawls, Aristóteles e ideologias como o utilitarismo e o ideal libertário.
No decorrer dos capítulos, Sandel apresenta essas teorias e com argumentos e questionamentos, desconstrói essas idéias e apresenta contradições e falhas de cada uma delas. Para retratar essas formulações, o autor utiliza exemplos cotidianos e polêmicos como o suicídio assistido, canibalismo consensual, desigualdade econômica e sexo casual.
Conceitos como liberdade, moral, virtude, verdade e acordo são usados por Sandel para explicar as formulações dos filósofos fazendo uma conexão desses conceitos com a justiça. A justiça é tratada pelo autor não como um ideal somente político, mas também como uma das ferramentas para a construção do bem estar social.
Sandel não conclui qual é a melhor teoria de justiça. A obra faz o leitor entender algumas idéias do senso comum e o ajuda a perceber que o certo e o errado só existem de determinados pontos