Resumo crítico do livro a justiça: o que é fazer a coisa certa de michael sandel
Bibliografia
SANDEL, Michael J. Justiça – O que é fazer a coisa certa 6ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Biografia do autor
Michael J. Sandel é professor da Universidade de Harvard, onde leciona filosofia política desde 1980.
O seu desempenho em " Justiça", o curso mais popular de Sandel em Harvard, frequentado anualmente por milhares de levou o jornalWashington Post a nomear Michael Sandel como “provavelmente o mais proeminente professor universitário dos Estados Unidos”.
A obra acadêmica de Sandel foi traduzida para mais de uma dezena de idiomas em diversos países e os artigos de sua autoria têm aparecido em publicações de interesse geral de grande renome como The Atlantic Monthly e The New York Times.
Seu livro mais popular é “Justiça: O que é Fazer a Coisa Certa”. Em seu livro mais recente, “O que o Dinheiro não Compra” (será lançado em agosto no Brasil pela Civilização Brasileira), Sandel explora os dilemas morais de uma sociedade capitalista e as escolhas que as pessoas enfrentam diariamente. Outras obras de fôlego incluem “Liberalismo e os Limites da Justiça”, “Os Descontentes com a Democracia”, “Filosofia Pública: Ensaios sobre a Moralidade na Política” e “O Caso contra a Perfeição: Ética na Era da Engenharia Genética”.
Sandel foi reconhecido pela Associação Americana de Ciência Política em 2008 por sua carreira de excelência no ensino. Nos Estados Unidos, Sandel participou do Conselho Presidencial sobre Bioética e é membro da Academia Americana de Artes e Ciências e do Conselho de Relações Exteriores.
Resumo da obra
No capítulo I o autor traz o título fazendo a coisa certa no qual traz que “o argumento a favor das leis relativas ao abuso de preços e contra elas giram em torno de três idéias: aumentar o bem-estar, respeitar a liberdade e promover a virtude (...) A ganância é um defeito moral, um mal de ser, especialmente quando torna as pessoas indiferentes ao sofrimento alheio. Mas do que um