Resumo do livro história da psicologia moderna capitulo 08
O Funcionalismo sofreu forte influência do Estruturalismo; segundo ocorreu a fase da fundação e evolução do Funcionalismo e, finalmente, a fase da herança dos Funcionalistas.
Através dos conhecimentos de Charles Darwin, considerado pela história como o pai da Teoria da Revolução, segundo seu entendimento o homem era um produto de sua evolução, ou seja, na natureza, o processo de seleção natural resulta na sobrevivência dos organismos mais bem adaptados ao seu ambiente e na eliminação dos demais.
A partir de então, vários filósofos, fisiologistas, estudiosos, se contrapõe ao histórico livro de Darwin cujo título era On the origin of species. Publicado em 1859.
Outros aceitaram a evolução das espécies e trabalharam a partir dela. Diante do exposto, Charles Darwin mudou o foco da nova psicologia da estrutura da consciência para as suas funções.
O Funcionalismo se preocupa com as funções da mente, ou seja, em como ela é usada por um organismo para se adaptar ao seu ambiente. Mas os funcionalistas ainda tinham uma grande indagação: efetivamente, o que os processos mentais conseguem realizar? Ora, os funcionalistas estudaram a mente apartir de um conglomerado ou acúmulo de funções e processos até atingir resultados práticos no mundo real.
Observa-se que os trabalhos desenvolvidos por Titchener e Wundt, nada apontava para um esclarecimento sobre as atividades mentais humanas, pois em nada contribuíram para elucidar o que a mente humana fazia. De um lado Titchener, estruturalista que visava o ponto de vista analítico, enquanto que Wundt, funcionalista, considerado o pai da psicologia, ostentava uma posição na era estruturalista.
Então, o funcionalismo foi um protesto deliberado contra a psicologia experimental de Wundt e a psicologia estrutural de Titchener, já que ambas eram restritivas demais, isto é, sem conseguirem explicar o que a mente humana era capaz de fazer.
A partir desse ponto de