RESUMO: CIDADE REINVENTADA
Disciplina: Psicologia Ciência e Profissão
Profº : Carlos Marinho
ALUNA: Rosane Lima Da Cruz Silva.
1º Periodo – Manhã. Data: 08 /04/2015.
RESUMO DA OBRA
HISTÓRIAS DA PSICOLOGIA NO BRASIL.
TEMA: A CIDADE E A ALMA REINVENTADAS
A História da Psicologia como signo e vetor da Modernização Urbana.
Esta obra aborda um estudo de desenvolvimento da Psicologia enquanto discurso acadêmico e prática profissional na cidade de Natal,tendo como base a modernização da mesma. Natal é Capital do Estado do Rio Grande do Norte.
A cidade Natal, está localizada na Região Nordeste do Brasil. A modernização dessa cidade ocorre em dois momentos distintos: 1º- A transformação de cidade colonial em uma cidade moderna, entre (1889- 1930). E 2º-A consolidação da modernidade urbana,após a segunda Guerra Mundial (1945 -1965). A psicologia surge nessa cidade como disciplina escolar com sua implantação parcial nos currículos das principais instituições de ensino secundário da capital Potiguar. O Atheneu, a escola normal e a escola doméstica, durante os cinco primeiros lustros do século xx. Em 1945, a psicologia aparece no primeiro currículo da escola de serviço social , primeira instituição de ensino superior regular de Natal.O centro de Psicologia Aplicada, primeira instituição psicológica do Rio Grande do Norte seria criado em 1965.
O livro está dividido em dois capítulos, cada um contendo três seções.1º- Capítulo -> descrevemos o contexto de transformação urbana e cultural Em que se insere, pela primeira vez, o discurso psicológico em Natal.E a mostra da primeira transição urbana, onde a cidade de Natal Colonial é transformada em cidade Moderna.
As transformações culturais permitem que ideias psicológicas, Eugenistas, psicanalíticas e mesmo o discurso científico da psicologia sejam expressos através de crítricas literárias,romances,livros jurídicos e na imprensa da cidade, que se multiplica e se diversifica.
Ainda no 1º capítulo o