Resenha do capitulo i de marilena chaui
Convite a Filosofia de Marilena Chauí
O capitulo um do livro de Marilena Chaui é escrito de modo didático onde possui um texto explicativo com uma leitura fácil, mas com algumas frases com interpretação um pouco mais difícil à primeira leitura. Neste capitulo a autora aborda alguns temas como: “A palavra filosofia”, “A filosofia é grega” e o “Legado da filosofia grega para o Ocidente Europeu”. A autora começa escrevendo o capitulo falando sobre: “A palavra filosofia”. Ela explica resumidamente a origem da palavra, sua derivação e seu significado, onde fala da atribuição da invenção da palavra ao filosofo Pitágoras de Samos, e começa a desenvolver o resto do primeiro subtítulo comentando sobre os jogos olímpicos e acima de tudo ditando as grandes frases sobre a definição a filosofia de Pitágoras. Desenvolve o capitulo com o tema: “A filosofia é grega”. É a parte do capitulo onde a autora começa a abordar a parte histórica da filosofia explicando a partir disso o porquê da filosofia ser considerada grega, a abordagem da existência dos seres por outros povos, a definição de sabedoria filosófica e a filosofia dos deuses. Aborda também a diferença entre o pensamento chinês e a filosofia grega, onde o assunto principal é a definição clássica da filosofia e a diferença entre as definições de natureza a outros povos.
No último tema do capitulo a autora aborda o legado que a filosofia deixou para o pensamento ocidental europeu, abordando as ideias de que a natureza opera obedecendo às leis e princípios necessários e universais, onde fala da importância da lei da gravitação e da geometria, falando que nenhum corpo no universo escapa destas leis, deixando explicadas todas as ideias deixadas para o atual pensamento ocidental europeu.
É um excelente capitulo para se iniciar os estudos da filosofia onde se pode ter uma breve explicação por onde e o porquê de tudo ter começado. Uma leitura fácil e objetiva, abordando o essencial da